Tempestade de ideias - Palavras e termos explicados

 

                        TEMPESTADE DE IDEIAS

                                                                                                                            


   

              TEMA: Educação para a Cidadania Fiscal

                                                                                                                            



 


O tema da redação é o assunto central sobre o qual você escreverá. Entenda cada palavra-chave:




EDUCAÇÃO                                   CIDADANIA FISCAL

 


Ao se deparar com o tema "Educação para a Cidadania Fiscal", espera-se que você desenvolva uma análise criteriosa da influência da educação na formação da cidadania, especialmente da cidadania fiscal. Analise os impedimentos/ desafios/ dificuldades a serem enfrentados nesse processo (por parte da sociedade: desconhecimento, desinteresse pela temática, sonegação, etc.; por parte do Governo: ausência de debate sobre o tema, precária prestação de serviços públicos,  etc.). Por fim, pense em propostas para amenizar a problemática, enfatizando o  poder da educação na mudança desse quadro. 

                                                                                                    

          TERMOS A SEREM UTILIZADOS ( com sinônimos e definições)

Educação = (instrução, ensino, aprendizagem, aquisição de saber). Processo de aprendizado e desenvolvimento ao longo da vida de um indivíduo; aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes; ocorre em diferentes contextos, como instituições de ensino, ambientes de trabalho e em casa.

Educação fiscal = processo que visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. Seu objetivo é propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado.  Os conhecimentos compartilhados pretendem promover a formação de cidadãos conscientes do seu dever de cumprir as obrigações tributárias e do direito de cobrar a adequada destinação dos recursos provenientes dos tributos arrecadados pelo Estado.

Cidadania = conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive; é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação).

Cidadania Fiscal = é exercer o direito de ser adequadamente informado sobre a origem e aplicação dos recursos públicos, fiscalizando a transformação dos tributos pagos em obras e serviços de qualidade. O cidadão é capaz de exigir uma gestão eficiente e responsável, capaz de assegurar que os serviços públicos atendam às necessidades da população.

Algumas iniciativas para o conhecimento da Cidadania Fiscal:

-Portal da Receita Federal do Brasil: o site oficial da Receita Federal oferece informações sobre obrigações fiscais, benefícios fiscais, legislação tributária e outras questões relacionadas à Cidadania Fiscal;
-Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF): O PNEF é uma iniciativa que busca promover a conscientização e a educação fiscal no Brasil. O programa oferece materiais educativos, cursos online, palestras e outras atividades voltadas para a disseminação da Cidadania Fiscal;

-Portal da Transparência:  plataforma  governamental que disponibiliza informações detalhadas sobre a execução orçamentária, gastos públicos, receitas e outras informações financeiras do governo. É uma ferramenta importante para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e exercer a Cidadania Fiscal;

-Associações e organizações da sociedade civil, como o Observatório Social.

Processo = ação contínua e prolongada que expressa continuidade na realização de determinada atividade ( processo educativo, processo de conscientização, processo de mudança de mentalidade e de comportamento, etc).

Produtivo = o que produz ou gera resultados .

Consciência = capacidade para discernir; discernimento, bom senso.

Participação Social =  estar presente nas decisões de interesse da população.

Transparência= preceito através do qual se impõe a administração pública a prestação de contas de suas ações, através da utilização de meios de comunicação.

Sociedade= conjunto de membros de uma coletividade subordinados às mesmas leis ou preceitos.

Coletividade= natureza do que é coletivo, do que contém, abrange ou pertence a várias pessoas ou coisas: a coletividade é a essência da sociedade.

Função social do tributo= o direito do cidadão de obter benefícios sociais em saúde, segurança, educação, saneamento básico e demais serviços prestados pelo poder público e que se relacionam diretamente com o dever de pagar imposto.

Tributo, imposto= pagamento obrigatório ao Estado para executar determinadas atividades ou custear despesas de interesse geral.

Controle social= diz respeito à participação do cidadão na gestão pública através da fiscalização e monitoramento da aplicação dos tributos para a melhoria das condições de vida do país como um todo. Através dele, os cidadãos acompanham as ações dos governos e cobram uma boa gestão pública. Essa participação é capaz de prevenir a corrupção e o mau uso do dinheiro público.

Estado =  instituição que organiza e governa um povo, soberanamente, em determinado território.

Ética = refere-se aos preceitos inerentes ao ser humano que são a base das normas que regulam o seu comportamento ou o de uma sociedade: não prejudicar alguém quando se tem uma oportunidade é uma questão ética.

 

Moral = são as próprias regras já estabelecidas e que regulam os comportamentos dos que vivem em uma sociedade: roubar uma empresa é uma questão de violação de moral e deve ser punida legalmente. 

Outras palavras: valor social, justiça social, democracia, relação harmoniosa, conflito, comprometimento, solidariedade, benefícios sociais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do filme O primeiro da classe